Educação

PROGRAMAS EDUCACIONAIS - ENSINO FUNDAMENTAL


A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Jaciara participa de vários programas educacionais de âmbito regional e nacional.

Alfabetiza MT

 

 O Programa Alfabetiza MT é uma política de Alfabetização no Estado de Mato Grossoque visa o fortalecimento de Regime de Colaboração entre Estado e Município, com objetivo que os estudantes estejam alfabetizados na idade certa, ou seja, até o 2° ano do Ensino Fundamental.

O programa contempla as seguintes dimensões: assessoria pedagógica, formações continuadas para professores, gestores escolares e gestores do programa, avaliação e monitoramento das políticas educacionais, avaliação e acompanhamento da aprendizagem, oferece recursos, materiais didáticos, inclusão digital, incentivos mediante ao resultado da avaliação externa da aprendizagem.

 

Período de realização: durante o ano em curso

 

Programa Mais Muxirum

 

O Programa Mais Muxirum, sendo a palavra Muxirum muito comum no linguajar cuiabano, é de origem tupi e significa “mutirão”, “fazer juntos”, tem como meta diminuir a taxa de analfabetismo em Mato Grosso, assegurando a oportunidade e o direito que todo o cidadão tem de estudar, se preocupando não somente com a trajetória escolar, mas com a trajetória pessoal e humana.

Por ser tratar de Alfabetização de Jovens e adultos requer planejamento pedagógico diferenciado, conforme a realidade social dos alunos, sendo assim, o programa oferece formação inicial e continuada para os coordenadores locais e professores, como também, cria mecanismos de acompanhamento da aprendizagem.

   Período de realização: durante o ano

 

Programa Educacional de Resistência à Droga - PROERD

O programa visa atender crianças e adolescentes, criando uma rede protetiva crescente contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como, contra as atitudes que geram violência. É um projeto educacional ministrado por um policial Militar com linguagem acessível e lúdica para abordar os temas de forma adequada.

O objetivo é sensibilizar para valorização à vida, a importância de manter-se longe das drogas e da violência e ressaltar a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos.

Período de realização: semestralmente.

BUSCA ATIVA ESCOLAR

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).  Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos e reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção.
 
 Período de realização: Anual

 

RESGATE A INFÂNCIA – PROJETO MPT NA ESCOLA 2022 “A ESCOLA NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL”

O Prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos(as) alunos(as) das escolas públicas que participam do Projeto MPT na Escola. Ao abordar os temas acima elencados, a partir do material pedagógico elaborado pelo MPT, poderão ser destacados um ou mais de seus aspectos, como causas, consequências, formas, cenários, bem como políticas públicas de prevenção e repressão. O Prêmio MPT na Escola tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os(as) profissionais da educação em multiplicadores(as) do conhecimento sobre o tema, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes; fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de proteção do(a) adolescente trabalhador(a); reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos(as) alunos(as), bem como a dedicação dos(as) educadores(as) envolvidos(as) nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes. 

 

Requisitos/ Documentos necessários

A documentação necessária para cada programa é repassada pelas unidades escolares participantes.

 

Print Email Facebook Twitter WhatsApp